Abra a porta!

Este endereço eletrônico é mais que um site sobre a série Habitar/Habitat, 13 documentários que investigam as formas de habitação no Brasil, exibidos pelo SESCTV.

É o desdobramento multimídia do projeto como um todo. Uma ferramenta de divulgação do vasto conhecimento acumulado durante a realização da série televisiva. Uma forma de compartilhar com pesquisadores, estudantes e o público em geral, nossas descobertas sobre a formação do povo e do espaço brasileiro, através da arquitetura do morar.

Aqui estão as informações relativas aos episódios que percorrem todo o país, com 12 mil quilômetros rodados para sua realização. Há as sinopses e trechos em vídeo do material exibido no ar, que trazem explicações ilustrando os temas abordados, e as histórias dos personagens que habitam as casas visitadas. Conteúdos extras, selecionados em centenas de horas de material gravado com os especialistas, aprofundam os debates incitados pelos programas.

Através do Portal Habitar/Habitat é possível compartilhar o material de pesquisa levantado e que não aparece no produto audiovisual. São teses acadêmicas, artigos científicos, links de internet, dados que foram consultados na formulação dos roteiros; ou ofertados pelos entrevistados, durante a realização das gravações. Material particular dos personagens como fotos, mapas, plantas baixas, toda a sorte de iconografia reunida ao longo dos meses de produção.

Em breve , um mapa interativo ajudará a localizar os conteúdos dos episódios e a entender melhor a distribuição das diversas formas de morar, em um país de dimensões continentais e com uma formação multicultural de seu povo; como é o caso do Brasil.

A tecnologia da internet, associada ao poder do canal televisivo, amplia o raio de ação da investigação proposta no inicio da série documental. Proporciona uma continuidade às ações que terminariam com a edição e a posterior exibição do material.

O audiovisual, como um instantâneo da sociedade brasileira naquele momento, é acrescido pela participação continuada, que vence barreiras de tempo e espaço que a realização de um programa impõe. E que pode ser ainda ampliado, com a participação  de todos.

Habitar/Habitat é a porta de entrada para a colaboração de todos os interessados no prolongamento do levantamento iniciado. Os internautas poderão acrescentar imagens de suas moradias, comentar fatos relacionados aos projetos das construções. O contexto em que surgiram, as histórias dos que as idealizaram. Os usos dados pelos que habitaram estes imóveis, ao longo do tempo.

Os depoimentos de moradores das mais variadas regiões do país só vêm a melhorar a compreensão do morar, e a própria compreensão da organização da sociedade brasileira, em uma escala impossível de se atingir em 13 episódios de uma hora. Uma vantagem da tecnologia, que o respaldo do SESC e do SESCTV asseguram.

 

Os diretores